CURSOS ACADÉMICOS
“Nisi utile est quod facimus, stulta est gloria.”    (Se não for útil o que fizermos, a glória será vã.)

    Disciplinas disponíveis

    Técnicas Documentais [nível 1]: Biblioteconomia e Classificação CDU


    Este curso contempla os conceitos básicos do ciclo do tratamento documental numa biblioteca e os principais processos subjacentes na área da Biblioteconomia. Serão identificadas as fases do tratamento documental, classificação, catalogação, indexação, e estudadas com mais profundidade as estruturas de Classificação internacionais (CDU). Tem como objectivo sensibilizar para a importância da função documental e organização da informação nas bibliotecas, para as necessidades dos utilizadores ao nível do sistema, do serviço e do produto documental.


    + info


    Técnicas Documentais [nível 2]: Catalogação e UNIMARC

    Este curso obedece à Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação, a qual  veio ao encontro de servir as necessidades de informação e conveniência dos utilizadores no que diz respeito em obter um acesso integral e célere à informação.
    Está orientado para catalogar livros e documentos (da mais diversa ordem), isto é, realizar catalogações, cujo objectivo é: produzir descrições bibliográficas normalizadas de recursos documentais. Tem como propósito entender a catalogação como uma nova abordagem de tratamento documental nas bibliotecas e como uma ferramenta ao serviço do conhecimento cada vez mais sujeita às tendências informatizadas e digitais e aos padrões internacionais, tais como, o formato UNIMARC.


    + info

    Património Bibliográfico e Documental

    Neste curso serão apresentados os elementos essenciais para a definição e construção de uma noção de património cultural e documental, percorrendo a história e a epistemologia do conceito e sua relação com herança cultural.

    Paralelamente, serão abordados tópicos tão fundamentais, tais como, o que é o património documental?; como se procede à gestão do património documental em arquivos, bibliotecas e centros de documentação? Serão, ainda, descritos, casos específicos de fundos documentais de livro antigo associado ao património documental, bem como, analisadas algumas questões relacionadas com a preservação e conservação de documentos.

    + info

    Bibliotecas Digitais e Gestão do Conhecimento

    Este curso contempla uma visão abrangente da organização da informação em contexto electrónico e foca a sua aplicação em bibliotecas digitais e repositórios institucionais virtuais. A sua estrutura orienta-se para os princípios básicos do funcionamento e tratamento de uma colecção digital/biblioteca electrónica, oferecendo ferramentas práticas de gestão de conteúdos neste domínio e promovendo a transição digital.
    Será dada especial atenção à recuperação da informação, a um nível operativo e terminológico, de recursos e materiais diversos armazenados em formato digital, acessíveis através de uma rede pública ou local, internet e/ou intranet, conhecendo para tal as principais técnicas e protocolos de pesquisa, bem como, a linguagem documental, as normas e ferramentas associadas à indexação.


    + info

    Iniciação à Museologia e Museografia


    Pretende-se neste curso estudar a evolução da museologia em Portugal, bem como, o seu enquadramento nas conjunturas históricas internacionais que proporcionaram o aparecimento das primeiras colecções privadas até à exibição dos objectos em museus públicos. Serão abordadas as questões de tipologia, noções gerais de museografia e discurso expositivo, inventário, segurança, conservação preventiva inerentes a esta área de actividade, inclusive, serviços educativos em contexto museológico.


    + info


    Introdução ao Turismo Cultural

    Sendo o sector de actividade - Turismo - que mais cresce na economia, e atendendo às necessidades do mercado emergente, a Academia do Museu desenvolveu o curso interdisciplinar de Turismo Cultural, o qual tem como objectivo dar a conhecer conceitos introdutórios de História da Arte e do Turismo Cultural, avaliar o potencial e enquadramento desta actividade, bem como, fornecer aos participantes as técnicas e os meios necessários para a interpretação do património e planificação de actividades e produtos no âmbito do turismo cultural (turismo histórico-cultural).

    Pretende-se também incutir uma formação de base para mediadores e guias culturais.


    + info

    Teoria e História do Património Construído

    Almeja-se com este curso dar a conhecer a multiplicidade das cidades históricas classificadas como património mundial da UNESCO e integradas na rede OWHC, incidindo sobre estudos de caso específicos, nomeadamente, de Portugal e Espanha. A investigação do património cultural é, igualmente, uma temática contemplada neste curso a par do tema “a cidade como património”, os seus centros e vilas históricas.

    Procurar-se-á compreender e reflectir sobre o percurso dos antecedentes histórico-documentais associados à emancipação e salvaguarda da cidade histórica, passando por aspectos gerais da teoria de conservação e restauro de monumentos, e destacando em particular os principais documentos normativos, cartas e convenções internacionais e nacionais que potenciaram e promoveram a arqueologia urbana e o património das cidades. Neste curso serão também abordadas questões associadas à importância da sustentabilidade dos centros históricos e processos de patrimonialização.


    + info

    Cultura Material e Museologia

    Este curso...

    Língua Inglesa e Comunicação Turística (B1)

    Welcome to English!
    Este curso visa oferecer um conjunto de competências em diversas áreas em que o/a aluno/formando possa conseguir expressar-se, alargando o leque dos seus conhecimentos, quer a nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estarão relacionadas com as actividades diárias dos estudantes, em contexto profissional, pessoal, ou de lazer, permitindo a sua inserção numa comunidade de expressão inglesa.

    O curso está organizado em ez-learning (easy learning), composto por 15 sessões assíncronas a decorrerem na plataforma MOODLE e 3 sessões síncronas obrigatórias (uma inicial; outra intermédia; e uma final) a decorrerem na plataforma ZOOM, ou outra plataforma streaming.

    We hope you will find this discipline of interest, and that it will prove very useful to your future as students of Academia do Museu, and as professionals.

    Your tutor,
    Peter


    + info


    Língua e Cultura Espanhola (A1-A2)

    ¿Hablas Español?
    Neste curso terá oportunidade de iniciar uma nova língua, ou de consolidar conhecimentos, dominando o castelhano no que diz respeito a uma informação básica acerca da vida quotidiana. Os conteúdos, quer ao nível de vocabulário e gramatical, aplicam-se em contextos diversos, desde: informação pessoal, rotina diária, características físicas e psicológicas, compras, comércio, serviços, transportes, locais de interesse turístico, actividades de lazer e de ocupação de tempos livres, refeições, alimentos e bebidas, transportes, direcções, comunicação electrónica e por telefone, estado do tempo, horas, vocabulário descritivo (ex.: objectos da casa; objectos da escola; roupa; corpo humano, cores, estações do ano, meses e dias da semana, números, operações numéricas, etc.) e gramática essencial (presente, passado, futuro e imperativo). O modo de vida dos espanhóis. A cultura de Espanha.

    O curso está organizado em ez-learning (easy learning), composto por 15 sessões assíncronas a decorrerem na plataforma MOODLE e 3 sessões síncronas obrigatórias (uma inicial; outra intermédia; e uma final) a decorrerem na plataforma ZOOM, ou outra plataforma streaming.


    Clase de Lengua y Cultura Española (A1) online.

    ¡Vamos a conocernos un poco más!

    ¡Que os vaya bien!
    Su formadora de español, Ana.


    + info


    Língua Opcional e Acolhimento (Holandês - A0)

    Wie ben jij? Alles goed?
    Este curso pretende apresentar algumas bases fundamentais para orientação na língua holandesa. É, sobretudo, trabalhado na vertente escrita e na compreensão de léxico básico. Todo o curso está estruturado na estrita relação/tradução português-holandês.
    Tratando-se de uma primeira abordagem de iniciação à língua, a componente verbal e de pronunciação fonética não são objectivos primordiais deste nível (A0).


    Hoe heet u?
    Ik noem me Cláudia.

    Ik kom uit Portugal.

    Tot ziens!


    + info


    Turismo Cultural e Museologia

    O curso de Turismo Cultural e Museologia enquadra-se numa área de mercado estratégica que exige uma formação multidisciplinar e onde disciplinas como o Turismo e Ciências do Património têm uma intervenção directa. Desta forma, pretende-se com este curso dar a conhecer as principais linhas do debate teórico do Turismo Cultural e do Património e os sítios turísticos com interesse cultural, e, por outro lado, sublinhar o enquadramento e evolução da Museologia e apresentar as suas áreas nucleares de actividade.


    + info


    Introdução à História e Cultura das Artes

    Estes curso contempla o panorama da evolução...


    + info

    Iniciação à Arqueologia e Arqueometria

    Pretende-se com este curso fomentar o gosto pela arqueologia histórica e trazer uma nova sensibilidade ao património arqueológico. Serão abordados aspectos gerais da ciência arqueológica, legislação relacionada, metodologia arqueológica, métodos de datação e cronologia, bem como, fundamentos e principais elementos que constituem o património arqueológico.


    + info

    Património Arqueológico e Pré-Histórico

    Estes curso aborda...


    + info


    Investigação e Problemática do Conhecimento Histórico

    A construção do conhecimento histórico envolve, desde o início, uma ambivalência na sua definição. Será a História uma ciência ou uma arte?...
    Este curso pretende contribuir com conhecimentos de Historiografia e Teoria da História no contexto aplicado da História da Arte e da Arqueologia.


    + info

    Introdução à Estatística Descritiva e Teoria das Probabilidades

    Aprenda com este curso os princípios básicos de estatística descritiva. Conheça as noções mais fundamentais: população e amostra; variáveis qualitativas e quantitativas; frequências; medidas de localização, média, moda e mediana, indicadores de dispersão e forma, etc. Aplique os seus conhecimentos em casos práticos efectuando análises e tratamento de dados estatísticos.


    + info


    Análise de Dados com Software Informático

    Este curso permite utilizar, numa primeira parte, o Microsoft Excel para organizar dados estatísticos e calcular estatísticas descritivas revendo alguns dos conceitos teóricos-base e aplicando outras funcionalidades do programa, tais como, cálculo da recta de regressão linear e correlação de variáveis para dados bivariados (coeficiente de Pearson).

    Numa segunda parte, será também abordada a aplicação de outros softwares, nomeadamente o SPSS. O SPSS é um dos programas estatísticos mais usados, sobretudo, nas ciências sociais, ciências da saúde, ciências exactas, ciências económicas. Este curso contém os conhecimentos básicos de SPSS e uma primeira sensibilização ao programa desde a criação de bases de dados e manipulação de variáveis; obtenção de estatísticas descritivas, gráficos e tabelas; cruzamento de variáveis; tratamento e análise de questionários.


    + info.

    Inferência Estatística

    Este curso...

    Amostragem e Qualidade

    Neste curso serão abordados os conceitos e Técnicas fundamentais da Teoria da Amostragem: Métodos Estatísticos de Amostragem. Tem como objectivos definir fontes de informação estatística e oferecer uma introdução à recolha e tratamento de dados utilizando o Questionário como instrumento de recolha de dados, entre outros.

    Por outro lado, o desenvolvimento de técnicas de controlo de qualidade possibilita inúmeras vantagens, em termos de tempo e de custos. Neste curso serão, também, abordados os principais instrumentos de controlo estatístico de processos associados ao controlo de qualidade: técnicas de amostragem de aceitação; cartas de controlo Shewhart; curva característica da operação; cartas de controlo de regressão..


    + info

    Formação de e-Formadores

    Este curso não lhe dá acesso às credenciais do curso de Formação de Formadores (CCP, certificado de competências pedagógicas - antigo CAP). É um curso complementar à Formação Pedagógica Inicial de Formadores e que é exclusivamente dedicado à formação em formato digital. A preparação prática em ambiente e-learning que este curso oferece permiti-lhe adquirir bases fundamentais da profissão de e-formador e entender todo o funcionamento do modelo de aprendizagem à distância.


    + info


    Notícias Formação

    Fotografia de Academia do Museu
    Sobre o curso | Património Bibliográfico e Documental | 1ª edição
    por Academia do Museu - Terça, 5 Dezembro 2023, 12:23
     

    A Academia do Museu lança a primeira edição do Curso de Património Bibliográfico e Documental a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

    Formação Património Documental

    Neste curso serão apresentados os elementos essenciais para a definição e construção de uma noção de património cultural e documental, ...

    Ler o resto deste tópico
    (170 palavra(s))
    Fotografia de Academia do Museu
    Sobre o curso | Técnicas Documentais nível 2 | 4ª edição
    por Academia do Museu - Terça, 5 Dezembro 2023, 12:22
     

    Dando continuidade às anteriores edições do Curso de Técnicas Documentais nível 2 - Catalogação e UNIMARC que tem vindo a ser desenvolvido, a Academia do Museu lança mais uma edição deste curso a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

    Formação Técnicas Documentais nível 2

    Este curso obedece à Declaração ...

    Ler o resto deste tópico
    (180 palavra(s))
    Fotografia de Academia do Museu
    Sobre o curso | Técnicas Documentais nível 1 | 14ª edição
    por Academia do Museu - Terça, 5 Dezembro 2023, 12:21
     

    Dando continuidade às anteriores edições do Curso de Técnicas Documentais nível 1 - Biblioteconomia e Classificação que tem vindo a ser desenvolvido, a Academia do Museu lança mais uma edição deste curso a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

    Formação Técnicas Documentais nível 1

    Este curso contempla os ...

    Ler o resto deste tópico
    (188 palavra(s))
    Fotografia de Academia do Museu
    Sobre o curso | Iniciação à Museologia e Museografia | 13ª edição
    por Academia do Museu - Terça, 5 Dezembro 2023, 12:20
     

    Dando continuidade às anteriores edições do Curso de Iniciação à Museologia e Museografia que tem vindo a ser desenvolvido, a Academia do Museu lança mais uma edição deste curso a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

    Formação Museologia e Museografia

    Pretende-se neste curso estudar a evolução da museologia ...

    Ler o resto deste tópico
    (170 palavra(s))
    Fotografia de Academia do Museu
    Sobre o curso | Turismo Cultural e Museologia | 9ª edição
    por Academia do Museu - Terça, 5 Dezembro 2023, 12:19
     

    A Academia do Museu lança mais uma edição do Curso de Turismo Cultural e Museologia a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

    Formação Turismo Cultural e Museologia

    O curso de Turismo Cultural e Museologia enquadra-se numa área de mercado estratégica que exige uma formação multidisciplinar e onde disciplinas como o ...

    Ler o resto deste tópico
    (183 palavra(s))
    Fotografia de Academia do Museu
    Sobre o curso | Introdução ao Turismo Cultural | 5ª edição
    por Academia do Museu - Terça, 5 Dezembro 2023, 12:18
     

    A Academia do Museu lança mais uma edição do Curso de Introdução ao Turismo Cultural a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

    Formação Turismo Cultural

    Sendo o sector de actividade - Turismo - que mais cresce na economia, e atendendo às necessidades do mercado emergente, a Academia do Museu desenvolveu...

    Ler o resto deste tópico
    (203 palavra(s))
    Fotografia de Academia do Museu
    Sobre o curso | Teoria e História do Património | 2ª edição
    por Academia do Museu - Terça, 5 Dezembro 2023, 12:16
     

    Dando continuidade à primeira edição do Curso de Teoria e História do Património, a Academia do Museu lança mais uma edição deste curso a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

    Formação Património

    Neste curso dar-se-á ênfase ao Património Histórico Urbano, focando a importância das cidades ...

    Ler o resto deste tópico
    (204 palavra(s))
    Fotografia de Academia do Museu
    Sobre o curso | Introdução à Estatística Descritiva | 2ª edição
    por Academia do Museu - Terça, 5 Dezembro 2023, 12:15
     

    A Academia do Museu lança mais uma edição do Curso de Introdução à Estatística Descritiva a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

    Formação Estatística e Probabilidades

    Aprenda com este curso os princípios básicos de estatística descritiva. Conheça as noções mais fundamentais: população e amostra; variáveis ...

    Ler o resto deste tópico
    (152 palavra(s))
    Fotografia de Academia do Museu
    Academia do Museu - Projecto Cultural e Educativo
    por Academia do Museu - Terça, 5 Dezembro 2023, 12:13
     

    Bem-vindos!

    Academia do Museu - Ensinoe Formação Profissional


    A Academia do Museu  é um projecto cultural e educativo que disponibiliza cursos de formação à distância de nível intermédio - Cursos Académicos | Academic Courses.


    Somos uma entidade formadora que presta formação nas seguintes áreas de educação e formação:

    322 - Biblioteconomia, ...

    Ler o resto deste tópico
    (137 palavra(s))