Turismo Cultural

Sendo o sector de actividade - Turismo - que mais cresce na economia, e atendendo às necessidades do mercado emergente, a Academia do Museu desenvolveu o curso interdisciplinar de Turismo Cultural, o qual tem como objectivo dar a conhecer conceitos introdutórios de História da Arte e do Turismo Cultural, avaliar o potencial e enquadramento desta actividade, bem como, fornecer aos participantes as técnicas e os meios necessários para a interpretação do património e planificação de actividades e produtos no âmbito do turismo cultural (turismo histórico-cultural).

Pretende-se também incutir uma formação de base para mediadores culturais.


+ info

Turismo Cultural e Museologia

O curso de Turismo Cultural e Museologia enquadra-se numa área de mercado estratégica que exige uma formação multidisciplinar e onde disciplinas como o Turismo e Ciências do Património têm uma intervenção directa. Desta forma, pretende-se com este curso dar a conhecer as principais linhas do debate teórico do Turismo Cultural e do Património e os sítios turísticos com interesse cultural, e, por outro lado, sublinhar o enquadramento e evolução da Museologia e apresentar as suas áreas nucleares de actividade.


+ info


Turismo Cultural e do Património

Almeja-se com este curso dar a conhecer a multiplicidade das cidades históricas classificadas como património mundial, a matriz da sua diversidade, dos monumentos medievais à cidade barroca, e procurando compreender e reflectir sobre a importância dos centros históricos e sua sustentabilidade.

Os itinerários culturais e as rotas turístico-culturais converteram-se num dos recursos territoriais turísticos de maior crescimento nas últimas décadas. A preocupação dos organismos regionais, nacionais e internacionais pela sua criação, desenvolvimento e desenho de novas rotas é demonstrada pelo surgimento de entidades institucionais de relevo que reconhecem o valor destes recursos sob diversas perspectivas (sociais, culturais, económicas, etc.), destacando, assim a valorização do Património e do Turismo. Neste curso serão também destacadas questões associadas à Gestão Turística do Património Cultural e desafios para um desenvolvimento sustentável.


+ info

Iniciação à Museologia e Museografia


Pretende-se neste curso estudar a evolução da museologia em Portugal, bem como, o seu enquadramento nas conjunturas históricas internacionais que proporcionaram o aparecimento das primeiras colecções privadas até à exibição dos objectos em museus públicos. Serão abordadas as questões de tipologia, noções gerais de museografia e discurso expositivo, inventário, segurança, conservação preventiva inerentes a esta área de actividade, inclusive, serviços educativos em contexto museológico.


+ info


Salvaguarda do Património Português: antecedentes históricos

Este curso centra-se no estudo da história da preservação e salvaguarda do património português. Serão abordados os antecedentes históricos e os primeiros diplomas legislativos no âmbito da conservação e inventariação do património português.


+ info

Património Histórico-Arqueológico

Pretende-se com este curso fomentar o gosto pela arqueologia histórica e trazer uma nova sensibilidade ao património arqueológico. Serão abordados aspectos gerais da ciência arqueológica, legislação relacionada, metodologia arqueológica, métodos de datação e cronologia, bem como, fundamentos e principais elementos que constituem o património arqueológico.


+ info