Disciplinas disponíveis

Tópicos de História da Pintura

Este curso contempla a génese da Pintura Ocidental e a evolução dos estilos, numa visão panorâmica que parte do ambiente da Baixa Idade Média, passando pela Idade Moderna e Idade Contemporânea e centrando a sua atenção nos grandes mestres que definiram a criação artística ao longo dos tempos.


+ info

Introdução à História e Cultura das Artes


+ info

Tópicos de História da Escultura e da Arquitectura

As características que enobrecem a imagem da cidade, os seus traços escultóricos e arquitectónicos, serão os temas abordados neste curso delineando alguns aspectos que envolvem a evolução da escultura ornamental, religiosa e funerária, bem como, as mudanças do estilo arquitectónico desde o período Românico ao Gótico, passando pelo estilo Manuelino e Barroco, e focando essencialmente o caso português.


+ info

Artes Decorativas séc. XIX

São diversas as expressões das artes decorativas presentes em Portugal no séc. XIX e que serão abordadas neste curso. Das artes menores salienta-se as artes ornamentais; artes populares; artes industriais: gravura em metal e madeira, talha, mobiliário, cenografia, estuques, ferro forjado, ourivesaria, prataria, filigrana, miniatura, azulejaria, faiança, rendas, tapetes de arraiolos, embrechados, etc., novos objectos de utilidade e conforto ao gosto do tempo do Neoclassicismo e Romantismo.


+ info

História da Fotografia séc. XIX

Neste curso serão abordados os principais momentos da História da Fotografia Ocidental e Portuguesa desde o nascimento da fotografia com a primeira imagem de Niépce, aos seus principais intervenientes (Daguerre, D'Albert, Talbot, Le Gray, Relvas, Stieglitz, e outros) , bem como, algumas definições (pictorialismo, fotografia de género, etc.) e termos técnicos ligados à fotografia do séc. XIX e à cultura visual no início do séc. XX.


+ info

Fotografia Filme e Vídeo como Arte

Este curso segue uma trajectória histórica no sentido de compreender a acepção da fotografia, filme e vídeo como arte. Desde quando foi a fotografia aceite como uma forma de arte? Quem foi o seu responsável? O que torna a fotografia uma boa ou má obra de arte? O que levou os artistas a escolherem o vídeo como forma de expressão artística e de promoção dos anos 20 aos anos 80? O que é que acontecia de errado com a pintura?


+ info

Arte e Cultura Portuguesa

O ambiente histórico-cultural do séc. XIX demarcou-se como um importante período do pensamento literário e artístico português. Inúmeras personagens actuaram com intenções de mudança reflectindo sobre o problema da cultura em Portugal. Das Conferências do Casino nasceu a Geração de 70 e mais tarde a Geração de Orpheu que elegeram Portugal para sua reflexão. São estes alguns dos tópicos abordados neste curso, focando essencialmente a vida e obra de artistas portugueses.


+ info

Fundamentos da Teoria da Arte

O curso em Fundamentos da Teoria da Arte está estruturado para fornecer conhecimentos-base sobre a evolução do conceito arte enquanto techné e a ascensão da condição de artista para o cômputo das artes liberais. Este curso pretende dar a conhecer a evolução histórica e filosófica da Teoria da Arte, passando pelos primeiros e primitivos sistemas artísticos até às primeiras classificações das artes. Tem como principais objectivos compreender algumas noções acerca da valorização da arte e do estatuto do artista ao longo do tempo.


+ info

Sociologia da Arte

Como se relaciona a arte e o seu público? Qual o papel da arte e dos artistas na sociedade? A arte existe como fenómeno e facto social? Como se desenvolvem os mercados artísticos?  Este curso é uma reflexão sobre diversas questões que problematizam o propósito da arte na sociedade.


+ info

Psicologia da Arte

Para que serve a arte? As sete funções da arte. Neste curso serão abordados diversos conteúdos desde a psicologia da percepção visual, teoria da cor, o estatuto fisiológico da cor, processos psicológicos sensoriais fundamentais, psicanálise da arte, terapia através da arte, influência da arte na saúde e comportamento, biofilia da imagem, escola e psicologia da Gestalt, o uso da cor ao longo da História da Arte.


+ info

Estética e Filosofia do Belo na Antiguidade

O belo e a beleza têm sido objecto de estudo ao longo de toda a história da filosofia, definindo-se uma filosofia da arte ou do belo como uma disciplina preparatória que culminará na Estética, a qual pretende ser uma ciência pura sobre as formas que provocam os sentidos. Estes são os princípios-base da estrutura deste curso.


+ info

Ciência, Filosofia e Arte

Para quê um diálogo entre a ciência e a arte? Foi a arte essencial em diversos momentos históricos oferecendo novos pontos de vista para a evolução do imaginário e para a história cultural de um povo; foi a ciência igualmente importante possibilitando o desenvolvimento de novos conceitos e instrumentos. Sobre as (as)simetrias e relações entre a ciência e arte reflectiram muitos autores, discussões que remontam a Aristóteles. Neste curso exploraremos essas reflexões.


+ info

Pintura a Óleo

Esta técnica pictórica remonta ao final da Idade Média, séc. XIV, e foi introduzida como substituição da têmpera. Desde a divulgação do óleo durante o Renascimento italiano até aos nossos dias a prática desta técnica mantém-se como o centro das atenções dos estudantes e amadores de arte independentemente da sua vinculação a um estilo. Este curso pretende sistematizar a técnica da pintura a óleo desvendando as diferentes fases de execução e habilitando os participantes a iniciarem as suas primeiras experiências.


+ info

Património Cultural e Documental

Neste curso serão apresentados os elementos essenciais para a definição e construção de uma noção de património cultural e documental, percorrendo a história e a epistemologia do conceito e sua relação com herança cultural.


+ info

Introdução às Ciências da Informação e da Documentação

Enquanto disciplina propedêutica essencial, este curso aborda a evolução da Biblioteconomia e das Ciências Documentais para a área das Ciências da Informação e do conhecimento, e realça a crescente renovação científica e técnica que afecta os profissionais e serviços desta área do saber.


+ info

Técnicas Documentais [nível 1]: Biblioteconomia e classificação


Este curso contempla os conceitos básicos do ciclo do tratamento documental numa biblioteca e os principais processos subjacentes na área da Biblioteconomia. Serão identificadas as fases do tratamento documental, classificação, catalogação,  indexação, e estudadas com mais profundidade as estruturas de Classificação internacionais (CDU).


+ info


Técnicas Documentais [nível 1]: Biblioteconomia e classificação


Este curso contempla os conceitos básicos do ciclo do tratamento documental numa biblioteca e os principais processos subjacentes na área da Biblioteconomia. Serão identificadas as fases do tratamento documental, classificação, catalogação,  indexação, e estudadas com mais profundidade as estruturas de Classificação internacionais (CDU).


+ info

Técnicas Documentais [nível 2]: Catalogação

A Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação veio ao encontro de servir a conveniência dos utilizadores no que diz respeito em obter um acesso célere à informação. Este curso permite-lhe realizar catalogações e entender a catalogação como uma nova abordagem de tratamento documental e como uma ferramenta ao serviço do conhecimento.


+ info

Técnicas Documentais [nível 3]: catalogação especial e UNIMARC


+ info

Técnicas Documentais para Bibliotecas de Museus

Este curso destina-se a dar uma abrangência das principais técnicas documentais e dos princípios fundamentais das ciências da informação e da documentação. Tem como principal objectivo sensibilizar para a importância da função documental nas Bibliotecas de Museus, focando-se essencialmente nalgumas ISBD's especializadas para categorias especiais de documentos.

+ info

Bibliotecas Digitais e Repositórios Digitais - introdução ao D-Space

Este curso de introdução ao DSpace contempla uma visão abrangente da organização da informação em contexto electrónico focando a sua aplicação prática em bibliotecas digitais e repositórios digitais. A sua estrutura orienta-se para os princípios básicos do funcionamento da plataforma D-Space e a sua aplicação ao contexto de um repositório institucional focando-se na definição dos workflows de informação, permissões de utilizadores, organização e publicação de colecções (artigos, etc.), gestão de metadados descritivos, promoção e disseminação dos conteúdos e conhecimento dos protocolos existentes para integração da plataforma com outros sistemas e maximização da recuperação da informação.


+ info

Turismo Cultural

Sendo o sector de actividade - Turismo - que mais cresce na economia, e atendendo às necessidades do mercado emergente, a Academia do Museu desenvolveu o curso interdisciplinar de Turismo Cultural, o qual tem como objectivo dar a conhecer conceitos introdutórios de História da Arte e do Turismo Cultural, avaliar o potencial e enquadramento desta actividade, bem como, fornecer aos participantes as técnicas e os meios necessários para a interpretação do património e planificação de actividades e produtos no âmbito do turismo cultural (turismo histórico-cultural).


+ info

Turismo Cultural e Museologia

O curso de Turismo Cultural e Museologia enquadra-se numa área de mercado estratégica que exige uma formação multidisciplinar e onde disciplinas como o Turismo e Ciências do Património têm uma intervenção directa. Desta forma, pretende-se com este curso dar a conhecer as principais linhas do debate teórico do Turismo Cultural e do Património e os sítios turísticos com interesse cultural, e, por outro lado, sublinhar o enquadramento e evolução da Museologia e apresentar as suas áreas nucleares de actividade.


+ info


Turismo Cultural e do Património

Deseja-se com este curso dar a conhecer a multiplicidade do património cultural, a matriz da sua diversidade, dos monumentos à paisagem humanizada, e enquadrar os valores patrimoniais como sendo a base de actividade do Turismo Cultural. Pretende-se também incutir uma formação de base para mediadores culturais.

+ info

Iniciação à Museologia e Museografia


Pretende-se neste curso estudar a evolução da museologia em Portugal, bem como, o seu enquadramento nas conjunturas históricas internacionais que proporcionaram o aparecimento das primeiras colecções privadas até à exibição dos objectos em museus públicos. Serão abordadas as questões de tipologia, noções gerais de museografia e discurso expositivo, inventário, segurança, conservação preventiva inerentes a esta área de actividade.


+ info

Salvaguarda do Património Português: antecedentes históricos

Este curso centra-se no estudo da história da preservação e salvaguarda do património português. Serão abordados os antecedentes históricos e os primeiros diplomas legislativos no âmbito da conservação e inventariação do património português.


+ info

Património Histórico-Arqueológico

Pretende-se com este curso fomentar o gosto pela arqueologia histórica e trazer uma nova sensibilidade ao património arqueológico. Serão abordados aspectos gerais da ciência arqueológica, legislação relacionada, metodologia arqueológica, métodos de datação e cronologia, bem como, fundamentos e principais elementos que constituem o património arqueológico.


+ info

Literacia e Cultura Estatística

Nos nossos dias somos, cada vez mais, confrontados com análises e comentários estatísticos dos mais variados tipos de dados (nível de vida médio, taxas de desemprego, intenções de voto, etc.). É, no entanto, necessário compreender de que forma esses dados são tratados e usados. Por outro lado, a leitura parcial dos dados pode levar a conclusões convenientes mas abusivas questionando a fiabilidade da informação. Este curso pretende dar uma visão sobre os usos e abusos da estatística e oferecer uma primeira sensibilização a esta disciplina.


+ info

Introdução à Estatística Descritiva

Aprenda com este curso os princípios básicos de estatística descritiva. Conheça as noções mais fundamentais: população e amostra; variáveis qualitativas e quantitativas; frequências; medidas de localização, média, moda e mediana, indicadores de dispersão e forma, etc. Aplique os seus conhecimentos em casos práticos efectuando análises e tratamento de dados estatísticos.


+ info

Estatística Descritiva com Excel e software informático

Este curso permite utilizar o Microsoft Excel para organizar dados estatísticos e calcular estatísticas descritivas revendo alguns dos conceitos teóricos-base e aplicando outras funcionalidades do programa, tais como, cálculo da recta de regressão linear e correlação de variáveis para dados bivariados (coeficiente de Pearson). Será também abordada a aplicação de outros softwares.


+ info.

SPSS I - Introdução à Análise de Dados

O SPSS é um dos programas estatísticos mais usados, nomeadamente, nas ciências sociais, ciências da saúde, ciências exactas, pesquisas de mercado. Este curso contém os conhecimentos básicos de SPSS e uma primeira sensibilização ao programa desde a criação de bases de dados e manipulação de variáveis;obtenção de estatísticas descritivas, gráficos e tabelas; cruzamento de variáveis; tratamento e análise de questionários.


+ info

SPSS II - Análise Univariada e Bivariada

Na área da investigação o domínio da estatística permite uma melhor tomada de decisão. O recurso ao SPSS torna a análise de dados acessível, mesmo para um utilizador não experiente nesta aplicação. Neste curso serão aplicados conhecimentos de inferência estatística e testes de hipóteses no tratamento de dados, tais como, utilização do teste t-student: teste qui-quadrado; teste à normalidade K-S, correlação, ANOVA, entre outros.


+ info

Computação Estatística - introdução ao R

Os computadores podem analisar volumes de dados muito grandes, permitindo encontrar neles tendências com grande rigor. Neste curso exploraremos as técnicas estatísticas mais correntes para tratar dados, recorrendo ao software livre “R”.


+ info

Métodos Estatísticos de Amostragem

Neste curso serão abordados os conceitos e Técnicas fundamentais da Teoria da Amostragem. Tem como objectivos definir fontes de informação estatística e oferecer uma introdução à recolha e tratamento de dados utilizando o Questionário como instrumento de recolha de dados.


+ info

Cartas de Controlo Estatístico de Processos de Qualidade

O desenvolvimento de técnicas de controlo de qualidade possibilita inúmeras vantagens, em termos de tempo e de custos. Neste curso serão abordados os principais instrumentos de controlo estatístico de processos associados ao controlo de qualidade: técnicas de amostragem de aceitação; cartas de controlo Shewhart; curva característica da operação; cartas de controlo de regressão.


+ info

Física clássica I - Cinemática e Mecânica

A Física é a principal ciência natural e sustentáculo de todas as outras ciências naturais. Neste módulo estudaremos os seus fundamentos, nomeadamente os conceitos cinemáticos e as leis de Newton da dinâmica, sempre numa perspectiva de aplicação a situações práticas.


+ info

Física clássica II - Dinâmica da Rotação

O movimento dos corpos reais decompõe-se em translação e rotação. Este módulo aborda as leis da rotação e explica como os conceitos que a descrevem podem ser usados em outras situações.


+ info


Física clássica III - Forças Fundamentais

Os constituintes do universo interagem entre si através de quatro forças fundamentais: gravidade, electromagnetismo e forças nucleares forte e fraca. Este módulo destina-se a dar uma visão panorâmica, e essencialmente qualitativa, destas quatro forças. Aborda também a estrutura atómica e radioactividade.


+ info

Física clássica IV - Campo Eléctrico e Magnético

O vertiginoso progresso da ciência nos últimos dois séculos trouxe descobertas espantosas.  Entre elas encontram-se os fenómenos do electromagnetismo. Neste curso procuraremos explorar o essencial desse ramo da física, cujos princípios são a base do funcionamento de comodidades fundamentais da vida moderna como a electricidade ou os computadores.


+ info

Introdução à Acústica e Física do Som

O conhecimento da mecânica do som é uma ferramenta indispensável para os que lidam diariamente com ele. Neste curso vamos aprender a natureza do som e as leis que regem a sua propagação. Focaremos também o dimensionamento sonoro de espaços fechados e abertos, e aspectos jurídico-legais.


+ info

Física divertida e Experimental

+ info

Espaço Estelar e Astronomia Descritiva Básica

O cosmos exerce desde sempre um fascínio natural sobre nós. Aprenderemos neste curso a estrutura do universo, falaremos da sua origem e destino e exploraremos com mais detalhe aquele que é o espaço estelar mais próximo de nós, o sistema solar.


+ info

Introdução à Termodinâmica - Transformações e processos de energia


+ info

Física Clássica Computacional

O aparecimento dos computadores trouxe consigo novas ferramentas para analisar situações da Física Clássica que de outra forma seriam difíceis de abordar. Neste curso vamos explorar métodos computacionais para tratar as leis de Newton quando estão presentes forças dependentes do tempo, posição e velocidade.


+ info

Teoria da Relatividade para Curiosos

Descoberta no início do Séc. XX por Einstein, numa altura de grandes mudanças em todo o mundo, a Teoria da Relatividade estilhaçou velhos dogmas e alterou o pensamento científico para sempre. Este curso apresenta as suas origens e princípios, e explica de uma forma simples algumas das suas consequências mais conhecidas.


+ info

Introdução à Física Quântica

O mundo atómico e subatómico rege-se por leis muito diferentes das do mundo macroscópico. Neste curso fazemos uma breve introdução histórica ao aparecimento da Física Quântica e discutimos os seus princípios fundamentais, de uma forma qualitativa.


+ info

Física moderna I - Interacções Fundamentais do Universo

Física atómica e nuclear

Química-física

História da Física e da Ciência I - pensamento naturalista grego e filosofia medieval

Neste curso serão abordados os contributos da civilização greco-helenística para a formação da ciência e da filosofia ocidentais, num percurso que inclui a física de Aristóteles, a cosmologia ptolomaica, e o entendimento do mundo ao longo da época medieval.


+ info

História da Física e da Ciência II - Renascimento, revolução científica e astronomia

O período do Renascimento inicia-se com um novo olhar sobre a Natureza o que contribuirá para a evolução de uma outra mentalidade, mais científica, num percurso incerto e difícil mas que irá ao encontro da exploração da Física e de novos modelos astronómicos. Este curso contempla a nova astronomia de Copérnico e as revelações de Galileu.


+ info

Sustentabilidade e Novas Energias

A sociedade moderna depende da energia. No entanto, as reservas dos combustíveis convencionais, como o petróleo e o gás natural, começam a esgotar-se e o seu uso está a prejudicar a saúde humana e o meio-ambiente. Com este curso procuramos abordar as energias alternativas, mais limpas, que garantam um consumo de energia sustentável no futuro - sempre numa perspectiva técnica e científica.


+ info

Formador Ocupacional + Formador Profissional

Este curso não lhe dá acesso ao curso de Formação de Formadores (CCP certificado de competências pedagógicas - antigo CAP) mas permiti-lhe ter umas boas bases da profissão de formador, bem como, garantir uma boa preparação para um curso oficial de competências pedagógicas. Por outro lado, esta acção permite-lhe exercer a actividade de formação no âmbito de formador num contexto educativo, profissional, de lazer, cultural e/ou ocupacional (embora, não certificado).


+ info

Engenharia Básica da Formação

Este curso pretende dar a conhecer os princípios elementares que regem a organização, gestão, estrutura e planificação da formação profissional, numa perspectiva abrangente que foca o enquadramento legal da formação; o diagnóstico e levantamento das necessidades formativas; o planeamento, concepção, execução e avaliação nas intervenções formativas; o processo de certificação de entidades formadoras no âmbito da qualidade dos serviços.


+ info

Tecnologias da Educação: plataforma Moodle e e-learning

Aprenda tudo sobre ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas colaborativas 2.0 e processos de ensino on-line numa perspectiva de uma primeira sensibilização ao e-learning e à e-formação. Este curso centra-se no uso da plataforma Moodle na óptica do utilizador (e-estudante) abrangendo também a administração de disciplinas (e-formador | e-professor | e-educador).


+ info

Introdução à Informática e Competências Tecnológicas


+ info

Excel intermédio


+ info


Webdesign e Conteúdos Digitais

Actualmente a identificação na web é fundamental para qualquer empresa ou instituição. Este curso pretende fornecer uma introdução a algumas das diversas ferramentas existentes para criação e estrutura de páginas web (nomeadamente, implementação de sites culturais em bibliotecas e museus; divulgação de projectos turístico-culturais, sites pessoais de artistas, etc. ).


+ info


Notícias Formação

Fotografia de Academia do Museu
Sobre o curso | Iniciação à Museologia e Museografia | 3ª edição
por Academia do Museu - Terça, 16 Outubro 2018, 17:09
 

Dando continuidade às anteriores edições do Curso de Iniciação à Museologia e Museografia que tem vindo a ser desenvolvido, a Academia do Museu lança mais uma edição deste curso a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

Divulgação Curso de Iniciação à Museologia e Museografia


Pode consultar o programa detalhado no seguinte link: http...

Ler o resto deste tópico
(161 palavra(s))
Fotografia de Academia do Museu
Sobre o curso | Turismo Cultural e Museologia | 3ª edição
por Academia do Museu - Terça, 16 Outubro 2018, 16:13
 

A Academia do Museu lança mais uma edição do Curso de Turismo Cultural e Museologia a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

Divulgação Curso de Turismo Cultural e Museologia


Pode consultar o programa detalhado no seguinte link: http://www.campus.o-musas.org/formacao225094.html

As inscrições são realizadas online mediante o ...

Ler o resto deste tópico
(182 palavra(s))
Fotografia de Academia do Museu
Sobre o curso | Turismo Cultural | 2ª edição
por Academia do Museu - Terça, 16 Outubro 2018, 15:48
 

A Academia do Museu lança mais uma edição do Curso de Turismo Cultural a realizar na modalidade de ensino à distância (e-learning).

Divulgação Curso de Turismo Cultural


Pode consultar o programa detalhado no seguinte link: http://www.campus.o-musas.org/formacao225144.html

As inscrições são realizadas online mediante o preenchimento ...

Ler o resto deste tópico
(95 palavra(s))
Fotografia de Academia do Museu
Sobre o curso | Técnicas Documentais nível 1 | edição Abril 2018
por Academia do Museu - Segunda, 12 Fevereiro 2018, 12:04
 

Abertura da próxima edição do curso de Técnicas Documentais nível 1 - Biblioteconomia e Classificação, 4 de Abril 2018:

Banner divugação - curso de formação Técnicas Documentais nível 1: Biblioteconomia e Classificação


Inscreva-se em:
http://www.o-musas.org/formularioinscricao.html

Mais informação sobre este curso em:

http://www.campus.o-musas.org/formacao322003.html


Este curso contempla os ...

Ler o resto deste tópico
(129 palavra(s))
Fotografia de Academia do Museu
Sobre o curso | Turismo Cultural e Museologia | edição Abril 2018
por Academia do Museu - Segunda, 12 Fevereiro 2018, 12:03
 

Abertura da próxima edição do curso de Turismo Cultural e Museologia, 4 de Abril 2018:

Banner divugação - curso de formação Turismo Cultural e Museologia


Inscreva-se em:
http://www.o-musas.org/formularioinscricao.html

Mais informação sobre este curso em:

http://www.campus.o-musas.org/formacao225094.html


A Academia do Museu lança mais uma edição do curso de Turismo ...

Ler o resto deste tópico
(160 palavra(s))